Cuidado com a porta ao sair!

14-06-2017
carreira

Infelizmente, em muitas ocasiões, nós programadores somos relacionados a experiências ruins, que vão desde projetos inacabados a “abandono do barco”. Felizmente, essa imagem pode ser melhorada, pois tudo depende das nossas atitudes! E é por isso que estou aqui para compartilhar um dos maiores ensinamentos que tive esse ano:

“Nunca tranque a porta ao sair, e se fizer isso, volte e certifique-se de deixá-la aberta.”

Quem nunca ouviu falar de um colega que saiu que nem um louco da atual empresa pois conseguiu uma oferta melhor? Nessas horas todo o foco e energia se voltam para a nova etapa da vida profissional e tudo que é relacionado, se torna prioridade. Isso não é errado, pois o momento é de total ansiedade (ou até medo) diante dos novos desafios, mas vale lembrar que mesmo em momentos assim nós não podemos esquecer do que passou.

Sei que cada caso é um caso e que muitas vezes a pressão que é imposta é intensa, mas você não deve pensar apenas no momento atual, pois é ai que você irá se diferenciar dos demais. A tendência, quando temos um novo problema, é abandonar os antigos para não nos sobrecarregar, e quando você consegue parar para refletir sobre suas atitudes em momentos que muitos apenas executariam, você mostra que aquilo possui um valor. Isso agrega muito ao seu caráter pessoal e profissional!

Como falei anteriormente, cada caso é um caso, mas independentemente da situação, você é quem tem o controle das suas atitudes. O caminho que trilhamos para nos tornar bons profissionais é extremamente duro e desafiador, e sozinhos esse caminho fica bem mais difícil, então, sempre que passar por algum lugar deixe as portas abertas.

Converse, reflita, encontre um equilíbrio, mas não abandone e nem esqueça do que e com quem você passou, pois isso faz parte da sua história.


Comentários: