Guia de sobrevivência de um ZCPE/ZCE

04-07-2017
certificação

Quem me acompanha sabe que sempre tive uma vontade muito grande de ter a tão sonhada ZCPE (Zend Certification PHP Engineer), e é com muita alegria que anuncio que consegui!

Yellow page

Após essa conquista, decidi compartilhar um guia de sobrevivência para quem quer se tornar um ZCPE ou ZCE, onde irei descrever um passo a passo de como você deve se preparar para conseguir sobreviver a essa certificação.

Vamos nessa!

O exame é difícil?

Antes de comentar sobre o guia decidi iniciar com essa pergunta, pois muita gente acaba tomando decisões baseadas nas dificuldades que a mesma possui, e também porque é sempre a primeira pergunta que me fazem.

Aprendi que não existe exame difícil, existe o exame de quem se preparou e o de quem não se preparou. Sei que essa afirmação pode soar um pouco presunçosa, mas tente enxergar pelo lado de que você pode conseguir o que você quer, basta se preparar.

O exame possui um nível intermediário/avançado, e mesmo as questões consideradas “fáceis” se tornam complexas, pois exigem um conhecimento profundo da linguagem. É composto por 70 questões com 90 minutos de duração, logo, você possui cerca de 1 minuto e 28 segundos pra cada questão. O controle do tempo é essencial pra realização de um exame tranquilo e a possibilidade de marcar questões para revisão ajuda muito. As questões variam em abertas e fechadas, onde nas fechadas pode ocorrer de ter 2 ou mais opções corretas (fique tranquilo que é mencionado no enunciado a quantidade de opções corretas que devem ser marcadas).

Agora que você tem uma noção das dificuldades e características, vamos ao guia!

Obs: se você não tem paciência para reflexões e gosta de ir direto ao ponto, pule para o passo 04, porém, recomendo fortemente a leitura do guia por completo.

#01: Deseje a certificação!

Acredito que todos que trabalham com alguma linguagem, software, metodologia etc, possuem o interesse de obter uma certificação, seja por reconhecimento, desafio pessoal, upgrade na carreira etc. Comigo não foi diferente.

Claro que o que foi mencionado anteriormente são motivos relevantes, mas o que mais me motivou foi o desafio pessoal. Isso me ajudou bastante, pois me considero uma pessoa movida a desafios.

Encontre sua motivação e use como combustível durante todo o processo.

#02: Encontre pessoas com o mesmo sonho

Não existe nada mais enriquecedor do que o compartilhamento de conhecimento, e melhor ainda quando se tem pessoas ao seu redor compartilhando do mesmo sonho.

“Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade”
Raul Seixas

Depois de decidir que eu iria tirar a certificação, fui em busca de pessoas que compartilhavam dos mesmos objetivos, interesses etc, e na minha opinião não existe lugar melhor do que comunidade. Isso foi de uma ajuda inexplicável e deixo registrado minha gratidão à todos da comunidade que me ajudaram!

Acho que muitos já conhecem, mas vale a pena falar sobre a comunidade Rumo à Certificação PHP. É uma comunidade com foco em ajudar pessoas que possuem o interesse em tirar a ZCPE/ZCE. Diariamente são postadas perguntas no modelo dos exames onde você pode responder, tirar dúvidas etc, e ainda possui pessoas que são extremamente educadas, compreensivas e dispostas a tirar qualquer dúvida.

Estar próximo de pessoas que compartilham o mesmo sonho regenera suas energias e faz com que você adquira conhecimento muito mais rápido, pois o ambiente que você está inserido é extremamente rico de comprometimento, conhecimento, atitude etc.

#03: Saiba lidar com seu principal inimigo: você!

Sabemos que só desejar algo não nos faz ter o que queremos, devemos nos esforçar bastante para conquistar, mas infelizmente, na maioria das vezes, achamos que não estamos preparados, e esse foi o meu principal desafio: eu nunca me achei preparado o suficiente pra realizar o exame. Muitos motivos me levaram a pensar nisso:

“Essa prova é pra mestres sêniors motherfuckers PHP que trabalham com a linguagem há 45293 anos!”

ou

“Já pensou se eu não passo?! A negada vai me achar burro.”

Mas se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que se você analisou a situação e concluiu que a mesma te traz benefícios mas você está se bloqueando de alguma forma, a melhor saída é o bom e velho foda-se. Foi isso que eu fiz.

Tenha cuidado! Ao mesmo tempo que isso te faz agir, pode também te prejudicar no futuro, pois no momento do impulso você esquece de todos os medos e angústias que aquilo te traz. Mas é pra isso que os passos anteriores servem.

Às vezes achamos que o meio é o responsável por nos bloquear, sabotar etc, mas na maioria das vezes quem faz isso somos nós. Auto-reflexão é tudo!

#04: Compre o voucher!

É engraçado que mesmo depois de se blindar com diversas técnicas o medo sempre volta com força total. Diversos fatores me fizeram pensar e repensar sobre se era o momento ideal para a compra do voucher. Compro ou não compro? Isso me fez adiar como quem adia uma extração de siso.

Até que em 2016 realizei a compra do voucher. Foi ótimo ter comprado antes de começar a estudar, pois de certa forma me obrigou a agendar o exame e me dedicar aos estudos.

A compra é bem simples e é feita através do site da Zend. Você tem o prazo de 1 ano para agendar o exame. Na época que eu comprei o voucher saiu por $145 e ainda consegui parcelar pelo PayPal. Hoje em dia está saindo por $195.

Conviver com o medo não é ruim, desde que você saiba usá-lo a seu favor. Se você chegou até aqui é porque viu que está preparado para dar mais este passo, então, crie coragem e compra logo a porra do voucher!

#05: Agende seu exame!

Já li em vários artigos, principalmente relacionados a procrastinação, que uma boa maneira de auxiliar na conquista de uma meta é divulgá-la. Isso faz com que passe de uma meta pessoal para uma meta pública, ou seja, essas pessoas funcionariam como uma espécie de chefes voluntários que iriam te acompanhar e cobrar durante o processo.

Agendei minha prova para final de Junho de 2017. A prova é agendada através da Pearson VUE, que é a empresa responsável pelos agendamentos dos exames. Indico que realize o cadastro somente após a compra do voucher, pois você irá precisar do ID do mesmo no momento do agendamento. Com o cadastro finalizado, você poderá realizar o agendamento do exame selecionando o local mais próximo e a melhor data e horário.

Fique atento as seguintes dicas:

  • Agende seu exame logo após a compra do voucher! Se você deixar pra última hora corre o risco de não conseguir encontrar uma data e/ou horário.
  • Atenção ao selecionar o exame! No meu caso, selecionei o exame 200-550 (ZCPE) que é relacionado ao PHP 5.5, porém, existe o exame 200-710 (ZCE) que é relacionado ao PHP 7.1. Fique atento.
  • Não esqueça de levar 2 documentos com foto, pois é solicitado no momento de realização do exame.

O agendamento do exame será sua meta, e após estabelecida é indispensável que se cultive um ambiente saudável e auto-sustentável de cobranças para que a meta mantenha-se viva.

#06: Plano de estudo!

Realizar um bom plano de estudo e organizar todo o material que será utilizado, na minha opinião, é sem dúvidas o segredo pro sucesso.

Comecei organizando os 10 assuntos abordados no exame de acordo com a prioridade que é cobrado na prova, pois assim eu conseguiria saber o que estudar no momento certo. Depois eu comecei a definir meus horários no Google Calendar todo começo de semana, separando no mínimo 4h de estudos dedicados a certificação.

A necessidade da compra do Study Guide, que hoje está por $19.95, foi algo que me gerou bastante dúvida, mas indico fortemente, pois te guia de uma forma segura e direta.

Outra coisa que me ajudou bastante foram os diversos simulados que existem espalhados pela internet e as perguntas diárias que são postadas no grupo Rumo à Certificação PHP. Não fique mal se ao realizar alguns questionários e/ou simulados você erre mais do que acerte, isso aconteceu comigo e no primeiro momento é frustrante, pois você se sente menos preparado ainda pra realizar a prova, mas acredite, o momento que você tem pra errar é enquanto está estudando e não existe aprendizado melhor do que errar, pois você pode pesquisar o motivo do erro e aprender com isso. Vale ressaltar uma dica muito importante que recebi na comunidade: é bom sempre ficar alerta nas respostas de questionários e simulados pois nem sempre estão corretas, então, sempre execute o código abordado no enunciado pra se certificar da resposta.

O conhecimento da linguagem adquirido no dia a dia é extremamente útil, pois acaba se tornando mais um meio de estudo. Uma dica: contribua para algum projeto no github ou comece um, isso vai te ajudar bastante!

Não posso esquecer de comentar sobre a principal fonte de estudo: php.net. Toda e qualquer dúvida você pode e deve tirar lá. Durante os estudos você irá perceber que as abordagens são bastante específicas e que muita coisa você nem imaginava que existia. Consultar o php.net nessas horas é imprescindível.

A organização do tempo, um planejamento bem detalhado e executado é a receita para o sucesso!

Final feliz (:

Sei que não é um processo fácil e muito menos rápido, mas garanto que no final vale a pena todo o esforço!

Espero que assim como eu, vocês consigam conquistar sua ZCPE ou ZCE e sentir essa sensação incrível que é receber o tão esperado CONGRATULATIONS!

Yellow page

Qualquer dúvida, sugestões, links etc postem nos comentários que terei o maior prazer em responder.


Comentários: