Escopo do projeto (Laraticket parte 2)

02-06-2015
laravel

Parte 01 / Parte 03

Fala pessoal, blz? Acho que a única forma que tenho para me desculpar pela loooonga demora em postar a segunda parte do tutorial é fazendo esse post mesmo :P

Nessa segunda parte do tutorial irei abordar algo indispensável na criação de um sistema, que é o levantamento de requisitos. Existem n formas de se fazer isso, ultimamente estou utilizando em projetos pessoais e na empresa onde trabalho o Mapa mental.

Mapa mental para quem não sabe é um tipo de diagrama onde você consegue organizar uma chuva de informações/ideias de uma maneira super mega acessível e de fácil entendimento. Existem muitos meios de se fazer um mapa mental, você pode utilizar papel e lápis, sistemas webs (eu utilizo o mindmeister), apps do google drive etc.

Depois de uma rápida explicação sobre o que utilizei para realizar o levantamento de requisitos do nosso sistema, vamos ao que interessa.

Entendi o que é mapa mental, mas cade ele?

Calma, o documento está aqui embaixo e disponível para download. Quero que, se possível, deem uma olhada e façam suas considerações nos comentários. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas e/ou fazer alterações, pois uma vez fechado o escopo inicial, darei início ao desenvolvimento sem olhar para trás.

Download do escopo do projeto Laraticket

Agora que analisamos o escopo e está tudo ok, farei uma rápida explicação das principais áreas caso alguém ainda não tenha entendido algo.

O que é Módulo Auxiliar?

Módulos auxiliares serão os presets (espero que seja a forma correta de escrever kkkk) do nosso sistema, onde sua principal função será de dar auxílio com informações aos módulos principais.

Ex: No módulo auxiliar de Departamentos será possível cadastrar n departamentos que o administrador do sistema achar necessário, para que em outras áreas do sistema que necessitem de Departamentos possam utilizar essas informações.

Os módulos eu sei pra que servem!

Isso, os módulos como todos sabemos serão responsáveis por gerenciar as principais funcionalidades do nosso sistema.

Perfis do sistema? Como assim?!

Os perfis do sistema são apenas uma ilustração dos possíveis perfis de usuários existentes no sistema. Como o sistema foi criado para ser auto-escalável, os perfis poderão ser criados e configurados em qualquer momento.

Só isso?

Sei que alguns estavam esperando que esse post fosse o início do desenvolvimento do sistema, porém, acho essencial ter um documento de requisitos e uma modelagem de dados antes de dar início ao desenvolvimento de qualquer sistema. Acho que já da pra deduzir o assunto do próximo post.

Um abraço e até o próximo post!


Comentários: